Livro Gigante " O Caracol"
O dado tambémfoi um recurso utilizado para motivar
expresão corporal, dramatização e produção de texto.
Na culminância do projeto dramatizamos a história
Um pouco mais sobre pedagogia de projetos...
No ano de 2008 tive uma experiência muito boa com projetos, na escola em que trabalhava, que atendia a educação infantil. Trabalhamos durante todo o ano o projeto "Natureza, Milagre da Vida", buscando despertar nas crianças amor e respeito a natureza, levando em consideração a Educação Ambiental como tema transversal. Como estamos em setembro vou falar um pouco sobre o projeto "Bichinhos do Jardim" que iniciamos na chegada da primavera... Particularmente, tenho um grande amor pela literatura infantil, procurando sempre colocar como ponto de partida nas minhas atividades, partindo desse pressuposto tive como base o livro de Mary França e Eliardo França , " o caracol". Transformei o mesmo em um livro Gigante com ilustrações bem coloridas que desperta bastante a atenção das crianças e a partir dei início a várias atividade interdisciplinar. É incrível como é possível através de uma história infantil tabalhar todas as áreas do conhecimento, de forma dinâmica e criativa. Estou postando algumas fotos do projeto para q vcs possam tirar alguma idéia...
quarta-feira, 2 de setembro de 2009
quinta-feira, 20 de agosto de 2009
quarta-feira, 22 de julho de 2009
m pouco sobre a Pedagogia de Projetos
A criança é um ser em desenvolvimento, com potencial para tudo, mas que depende de nossa experiência para aprender, a coisa errada ou certa...
Modernamente, a escola objetiva formar cidadãos autônomos e participativos na sociedade. Para conseguir formar este cidadão, é preciso desenvolver nos alunos a autonomia, a qual deve ser despertada desde a Educação Infantil. A Pedagogia de Projetos encontra-se como um instrumento de fácil operacionalização dentre a gama de possibilidades para atingir tal intento.
A Pedagogia de Projetos é uma metodologia de trabalho educacional que tem por objetivo organizar a construção dos conhecimentos em torno de metas previamente definidas, de forma coletiva, entre alunos e professores.
O projeto deve ser considerado como um recurso, uma ajuda, uma metodologia de trabalho destinada a dar vida ao conteúdo tornando a escola mais atraente. Significa acabar com o monopólio do professor tradicional que decide e define ele mesmo o conteúdo e as tarefas a serem desenvolvidas, valorizando o que os alunos já sabem ou respeitando o que desejam aprender naquele momento.
Na Pedagogia de Projetos, a atividade do sujeito aprendiz é determinante na construção de seu saber operatório e esse sujeito, que nunca está sozinho ou isolado, age em constante interação com os meios ao seu redor. Segundo Paulo Freire “o trabalho do professor é o trabalho do professor com os alunos e não do professor consigo mesmo”.
O papel do educador, em suas intervenções, é o de estimular, observar e mediar, criando situações de aprendizagem significativa. É fundamental que este saiba produzir perguntas pertinentes que façam os alunos pensarem a respeito do conhecimento que se espera construir, pois uma das tarefas do educador é, não só fazer o aluno pensar, mas acima de tudo, ensiná-lo a pensar certo.
O mais importante no trabalho com projetos não é a origem do tema, mas o tratamento dispensado a ele, pois é preciso saber estimular o trabalho a fim de que se torne interesse do grupo e não de alguns alunos ou do professor, só assim o estudo envolverá a todos de maneira ativa e participativa nas diferentes etapas.
É importante perceber a criança como um ser em desenvolvimento, com vontade e decisões próprias, cujos conhecimentos, habilidades e atitudes são adquiridos em função de suas experiências, em contato com o meio, e através de uma participação ativa na resolução de problemas e dificuldades. Por isso, ao desenvolver um projeto de trabalho, os educadores devem estar cientes que algumas etapas devem seguidas:
A primeira delas é a intenção, na qual o professor deve organizar e estabelecer seus objetivos pensando nas necessidades de seus alunos, para posteriormente se instrumentalizar e problematizar o assunto, direcionando a curiosidade dos alunos para a montagem do projeto.
Em seguida, a preparação e o planejamento; nesta segunda etapa, planeja-se o desenvolvimento com as atividades principais, as estratégias, a coleta do material de pesquisa, a definição do tempo de duração do projeto, e como será o fechamento do estudo do mesmo.
Ainda nesta fase, o professor deve, elaborar com os alunos a diagnose do projeto que consiste em registrar os conhecimentos prévios sobre o tema (o que já sabemos), as dúvidas, questionamentos e curiosidades a respeito do tema (o que queremos saber) e onde pesquisar sobre o tema, objetivando encontrar respostas aos questionamentos anteriores (como descobrir). Essas atividades prestam-se a valorizar o esforço infantil, contribuindo para a formação do autoconceito positivo.
Execução ou desenvolvimento; é nesta etapa que ocorre a realização das atividades planejadas, sempre com a participação ativa dos alunos, pois eles são sujeitos da produção do saber e, afinal, ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para sua construção.
É interessante realizar, periodicamente, relatórios parciais orais ou escritos a fim de acompanhar o desenvolvimento do tema.
E enfim, a apreciação final, na qual é necessário avaliar os trabalhos que foram programados e desenvolvidos, dando sempre oportunidade ao aluno de verbalizar seus sentimentos sobre o desenrolar do projeto, desse modo ao retomar o processo, a turma organiza, constrói saberes e competências, opina, avalia e tira conclusões coletivamente; o que promove crescimento tanto no âmbito cognitivo, quanto no social, afetivo e emocional.
É possível a realização de dois ou três projetos concomitantes com bastante proveito, uma vez que podem abranger diversas áreas de conhecimento, o que oportuniza o desenvolvimento da autonomia para solucionar problemas com o espírito de iniciativa e de solidariedade.
Fonte: http://sitededicas.uol.com.br
SER PROFESSOR...
"VOCÊ IMAGINAVA QUE APRENDERIA ENQUANTO ENSINAVA...
QUE DANDO RECEBERIA...
QUE BRINCANDO CONSTRUIRIA...
QUE SERIA PROFESSORA E GUIA???
VOCÊ IMAGINAVA QUE DEIXARIA MARCAS PROFUNDAS COM SEUS EXEMPLOS E SEUS OLHARES...
TRANSFORMANDO LÁGRIMAS EM RISOS E GARGALHADAS???
VOCÊ IMAGINAVA QUE CHEGARIA ESSE DIA...
EM QUE SEUS ALUNOS DIRIAM AO MUNDO INTEIRO...
MINHA PROFESSORA, EU TE ADORO!!
SE CHEGOU A IMAGINAR ALGUNS DESSES MOMENTOS...
COM CERTEZA, EM SEU CORAÇÃO JÁ TINHA A ESSÊNCIA DESTA LINDA PROFISSÃO!!!!
(MARIA ROSA NEGRIN)
terça-feira, 30 de junho de 2009
aniversariantes do I semestre/2009
Tio Fábio trazendo a palavra através de uma historinha...
Brincadeiras
Hora do parabéns
Nosso Pastor orando pelas crianças
Lembrancinha em EVA " caixinha de balas"
O Bolooo...delícia
Arranjo de mesa
A decoração
Tentamos fazer algo bem simples e colorido
Mais uma vez nos reunimos para comemorar juntos e agradecer a Deus pela vida dos aniversariantes do semestre das nossas salinhas. E para a Glória do Senhor foi tudo muito lindo. Consideramos um momento importante para as crianças porq além promover socialização e diversão, com a graça do Senhor podemos realizar o sonho de algumas crianças q desejam ter uma festinha de aniversário, Esperamos q as fotos postadas possam ajudar como idéias para outros ministérios assim como tenho sido ajudada através dos blogs das amigas...
Brincadeiras
Hora do parabéns
Nosso Pastor orando pelas crianças
Lembrancinha em EVA " caixinha de balas"
O Bolooo...delícia
Arranjo de mesa
A decoração
Tentamos fazer algo bem simples e colorido
Mais uma vez nos reunimos para comemorar juntos e agradecer a Deus pela vida dos aniversariantes do semestre das nossas salinhas. E para a Glória do Senhor foi tudo muito lindo. Consideramos um momento importante para as crianças porq além promover socialização e diversão, com a graça do Senhor podemos realizar o sonho de algumas crianças q desejam ter uma festinha de aniversário, Esperamos q as fotos postadas possam ajudar como idéias para outros ministérios assim como tenho sido ajudada através dos blogs das amigas...
quinta-feira, 11 de junho de 2009
Nossas salinhas
Nossas salinhas até o ano passado eram decoradas com murais de EVA, que por sinal fcavam muito bonitos, geralmente escolhíamos um tema para cada sala, esse ano, pensando em economizar, já que o EVA além de ficar um pouco caro tbm sujava com facilidade e algumas, crianças muito pequenas tendem a puchar já que faz parte da fase delas o tocar e sentir as coisas e assim danificá-los.Optamos então por pintar os murais nas paredes para que sejam mais duradores e também pra que seja novidade para as crianças. Contratar um profissional implicaria em um gasto muito elevado para nós então decidimos pintar nós mesmos.A ssim eu pintei uma salinha com o tema do smilinguido e um outo professor do departamento tio Fábio Messias pintou outra sala com o tema Mig & Meg, ainda não concluimos o nosso trabalho mas estou compartilhando com vcs assim que concluirmos vou postar as demais fotos espero que gostem...
Marcadores:
Idéias para decoração da sala de aula
sábado, 6 de junho de 2009
A Arca de Noé
Trabalhamos com o versículo gênesis 6:22, a palavra chave da nossa aulinha foi "Obediência". Os visuais que utilizamos foi retirado do Blog Amor em em Ensinar da irmã Juliana. Após ouvir a história e memorizar o texto dramatizamos a história com as crianças e atividade foi uma oficina de pintura que eles amaram, tio Fábio pintou um bichinho no rosto de cada criança, enquanto a pintura era feita para q as crianças não ficassem disperças colocamos o DVD "A Arca de Noé" de diante do trono.
quinta-feira, 21 de maio de 2009
terça-feira, 20 de janeiro de 2009
Coreografias
Assinar:
Postagens (Atom)